O que ver e fazer 

Repleta de cartões-postais, como o Jardim Botânico, o Teatro Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer, além de parques e bosques, a capital paranaense é ponto de partida para duas belas viagens: a de trem pela Serra do Mar, e de carro pela Estrada da Graciosa. Ambas levam a Morretes, onde a pedida é degustar o barreado, prato típico da região à base de carnes cozidas e farinha de mandioca. Já em Curitiba, a boa mesa está por toda parte, em especial no bairro de Santa Felicididade, famoso pelas cantinas que servem rodízio com o melhor da cozinha italiana…
[Saiba Mais]

A qualidade de vida oferecida pela capital paranaense faz de Curitiba um destino repleto de facilidades e atrações para os turistas. O bem-estar dos moradores é convertido em excelentes serviços para os visitantes, que encontram hotéis confortáveis, bons restaurantes, intensa agenda cultural e mobilidade de sobra para conhecer os cartões-postais, sempre emoldurados por bosques e praças. A sinalização eficiente e os meios de transportes modernos garantem circular por belas e inusitadas construções.

Repleta de cartões-postais, como o Jardim Botânico, o Teatro Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer, além de parques e bosques, a capital paranaense é ponto de partida para duas belas viagens: a de trem pela Serra do Mar e a de carro pela Estada da Graciosa.
O Jardim Botânico e o Teatro Ópera de Arame são os principais ícones de Curitiba. No primeiro, uma bela construção em metal e vidro abriga 50 espécies de mata Atlântica. A moldura não poderia ser mais perfeita: jardins geométricos, esculturas e trilhas. E ainda tem o Museu Botânico, com mais de 400 mil espécies. Já o teatro abriga dois espaços: a Pedreira Paulo Leminski, ao ar livre e com capacidade para mais de 30 mil pessoas; e a Ópera de Arame, erguida sobre um lago, com estrutura metálica, paredes transparentes, camarotes e poltronas, abrigando 1.600 pessoas. E ainda tem o Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo famoso arquiteto e mais conhecido como “Museu do Olho”. O espaço é um dos mais bonitos de Curitiba, com obras contemporâneas e mostras temporárias.

 

Jardim Botânico
R. Ostoja Roguski – Jardim Botânico
Tel: (41) 3264-6994

 

Teatro Ópera de Arame
R. João Gava – Pilarzinho
Tel: (41)3355-6072

 

Museu Oscar Niemeyer
R. Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
Tel: (41) 3350-4400
Descer a Serra do Mar de trem
A maneira mais bonita e interessante de chegar a Morretes é de trem. O passeio, que encanta turistas de todas as idades, tem 150 quilômetros de extensão, 30 pontes e 14 túneis cavados na serra coberta de mata Atlântica. A viagem dura três horas e pode ser feita diariamente de trem ou, nos finais de semana, de litorina – a passagem é mais cara, mas os vagões oferecem janelas maiores, ar-condicionado e serviço de bordo. A ferrovia, considerada a mais bela do país, foi inaugurada em 1885 e continua até Paranaguá. Tel: (41) 3888-3488

 

PARQUES PARA CURTIR
– TEATRO ÓPERA DE ARAME
– PARQUE BARIGUI
– JARDIM BOTÂNICO
– PARQUE TANGUÁ
– PARQUE UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE (UNILIVRE)
– BOSQUE ALEMÃO
– BOSQUE DO PAPA JOÃO PAULO II
– PARQUE TINGUI
– PRAÇA DO JAPÃO
– ZOOLÓGICO (PARQUE REGIONAL DO IGUAÇU)

 

DELICIAR-SE EM SANTA FELICIDADE
O bairro surgiu em 1878 com a chegada dos imigrantes italianos. Hoje, não há mais plantações na área, mas o sotaque continua sendo ouvido, em especial nas dezenas de cantinas que servem rodízios de massas, frango frito e polenta. Santa Felicidade fica a sete quilômetros do Centro

 

VIAJAR NA ESTRADA DA GRACIOSA
A viagem que leva a Morretes começa na BR-116 – onde se roda 40 quilômetros – e termina na Estrada da Graciosa. São 33 quilômetros calçados em paralelepípedos e repleto de curvas sinuosas evolvidas por encostas floridas, picos, montanhas, mar e cachoeiras. Para melhor apreciar o cenário encantador, há mirantes estratégicos.

 

Linha Turismo
Uma ótima opção para conhecer os atrativos da cidade – para quem tem pouco tempo ou não está de carro – é a Linha Turismo. Trata-se de uma frota de ônibus de dois andares que circula por mais de 20 atrações turísticas da capital, em 2h30 de percurso. O ingresso dá direito a quatro reembarques. Os carros saem da Praça Tiradentes, no Centro (e circulam até Santa Felicidade), a cada meia hora. De terça a domingo, das 9h às 17h30.
Tel: (41) 3350-6456

 

LARGO DA ORDEM
Espaço é famoso pela boemia garantida pelos bares ao redor e também pela feirinha de artesanato que acontece nas manhãs de domingo. O destaque, porém, fica por conta das imponentes construções do século 18, como a Casa Romário Martins, de arquitetura portuguesa; e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas.

 

RUA DAS FLORES (RUA XV DE NOVEMBRO)
A Rua XV de Novembro, mais conhecida como Rua das Flores, fica na região central, pertinho do Setor Histórico, da Catedral Metropolitana… Por lá, o trânsito de carros é proibido e o calçadão é tomado por canteiros floridos, enfeitando ainda mais a àrea repleta de construções históricas

 

MUSEU FERROVIÁRIO
Uma antiga estação, que funcionou entre 1890 e 1985, guarda a história da ferrovia no Paraná. Nos espaços restaurados estão mobiliário e relógios originais, como os instalados na bilheteria e na sala do telégrafo.

 

ROTEIRO LEMINSKY
ascido em Curitiba em 1944, o poeta Paulo Leminski completaria 70 anos em 2014. Em sua homenagem, foi lançado um roteiro cultural – A Curitiba de Leminsky – especialmente desenhado por sua família, incluindo as casas onde morou, os bares favoritos e os locais que costumava frequentar.

 

PAÇO DA LIBERDADE
A bela construção de 1916, que mistura diversos estilos arquitetônicos com predominância art nouveau, passou por reformas e recuperou a imponência de outrora. Além da iluminação especial, o prédio ganhou um lindo jardim, que já virou parada obrigatória para fotos. O casarão, único bem paranaense tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

 

MUSEU OSCAR NIEMEYER
O belo conjunto é formado por dois prédios, sendo o segundo assinado por Oscar Niemeyer. A obra do arquiteto tem escadaria em caracol externa e o formato de um olho aberto revestido de vidros escuros.

 

Onde comer
Um pouquinho da gastronomia de vários cantos do mundo marca presença em Curitiba, em especial no bairro do Batel e no Centro, onde o movimento é maior à noite, por conta dos bares e restaurantes. De asiáticos a ucranianos, passando pelos tradicionais portugueses e franceses, os restaurantes da capital convidam a uma viagem gastronômica. Merecem destaque, porém, as típicas cantinas italianas que predominam em Santa Felicidade e as casas especializadas em carnes, além dos estilosos estabelecimentos de cozinha contemporânea.
[Saiba Mais]

CHALET SUISSE
O estilo europeu predomina na fachada, na decoração clássica e no cardápio da casa, que tem as fondues como carrro-chefe. O chalé oferece lareiras, jardins e deque. l
Cozinha: Variada
• Bom para ir: com a família
• Endereço: R. Francisco Dallalibera, 1.428
• Tel: (41) 3364-7889

 

CANTINHO DO EISBEIN
O restaurante fica longe dos pontos turísticos e tem ambiente simples, porém, merece a visita pelo bom atendimento dos proprietários e os deliciosos pratos típicos da cozinha alemã.
• Cozinha: Alemã
• Bom para ir: com a família, com os amigos
• Endereço: Av. dos Estados, 863
• Tel: (41) 3329-5155

 

TERRA MADRE
Duas casas abandonadas deram lugar ao badalado espaço. Sofisticado e ao mesmo tempo aconchegante – os grandes janelões dão vista para o jardim -, tem decoração criativa: as luminárias são feitas de fundos de garrafas e uma das paredes é forrada com caixotes de madeira.
• Cozinha: Variada
• Bom para ir: a dois, com os amigos
• Endereço: R. Desembargador Otávio do Amaral, 515 – Bigorrilho
• Tel: (41) 3335-6070

 

MADALOSSO
Construído no terreno de uma antiga plantação de uvas da família, o restaurante é famoso pelo tamanho – nove requintados salões que comportam mais de quatro mil pessoas. O farto sistema rodízio leva às mesas pratos típicos italianos, como frango a passarinho, polenta frita, radicchio (salada de almeirão) com bacon, risoto e muitas massas.
• Cozinha: Italiana
• Bom para ir: com a família, com os amigos
• Endereço: Av. Manoel Ribas, 5.875
• Tel: (41) 3372-2121

 

AVENIDA PAULISTA PIZZA BAR
Acolhedora e com iluminação de velas, a pizzaria funciona em um casarão histórico. No salão ficam dois grandes fornos, um para assar pizzas de massa fina e outro para as massas. Uma das opções de sobremesa merece destaque: pizza de pétalas de rosas vermelhas cristalizadas, com farofa crocante e sorvete de creme.
• Cozinha: Pizzaria
• Bom para ir: a dois, com os amigos
• Endereço: R. Emiliano Perneta, 680 – Centro
• Tel: (41) 3322-4508

 

ESTRELA DA TERRA
Instalada em um imóvel tombado de 1929, a casa é especializada na cozinha típica do Paraná. No bufê estão pratos como o barreado e o feijão tropeiro, além das delícias à base de pinhão – destaque para a paçoca, que acompanha carnes e frango.
• Cozinha: Regional
• Bom para ir: com a família, com os amigos
• Endereço: R. Jaime Reis, 176
• Tel: (41) 3222-5007

 

KAN COZINHA JAPONESA
Elementos tradicionais e modernos misturam-se nos seis ambientes da casa, decorados em estilo zen. Os espaços mais disputados são o salão principal integrado ao bar; a sala com tatame e mesas baixas; e a sala de teppan-yaki, onde são preparados grelhados na chapa.
• Cozinha: Japonesa
• Bom para ir: a dois, com os amigos
• Endereço: Av. Getúlio Vargas, 3.121
• Tel: (41) 3078-8000

 

ZEA MAIS
O restaurante funciona em um casarão de 1917 e teve a charmosa fachada preservada. No interior, o amplo salão reúne mobiliários tradicionais e modernos, como as cadeiras de madeira dos anos 50, as mesas de bistrô e os bancos de aço trançado.
• Cozinha: Contemporânea
• Bom para ir: a dois, com os amigos
• Endereço: R. Barão do Rio Branco, 354
• Tel: (41) 3232-3988

 

BADIDA
A tradicional churrascaria ganhou fama com a qualidade das carnes, como a picanha e o bife de chouriço, importados da Argentina.
• Cozinha: Carnes / Churrascaria
• Bom para ir: com a família, com os amigos
• Endereço: Av. Sete de Setembro, 6045 – Batel
• Tel: (41) 3243-0473

 

BAR DO VICTOR
O antigo bar de porções e petiscos ocupa hoje uma confortável casa. O cardápio também passou por transformações e, ao lado dos originais espetinhos de camarão e casquinhas de siri, oferece pratos elaborados da alta gastronomia, como moquecas e bacalhau. A carta de vinhos inclui opções perfeitas para acompanhar cada prato.
• Cozinha: Peixes e Frutos do Mar
• Bom para ir: com a família, com os amigos
• Endereço: R. Lívio Moreira, 284 – São Lourenço
• Tel: (41) 3353-1920

 

BAROLO TRATTORIA
As massas, sempre acompanhadas por bons vinhos, fazem a fama da casa.
• Cozinha: Italiana
• Endereço: Av. Silva Jardim, 2487 – Batel
• Tel: (41) 3243-3430

 

CAMPONESA DO MINHO
O restaurante funciona em uma antiga e aconchegante casa, mantendo a tradição portuguesa não só nas receitas, mas também nas louças e na decoração dos quatro ambientes pintados com cores vivas.
• Cozinha: Portuguesa
• Bom para ir: com a família
• Endereço: R. Padre Anchieta, 978
• Tel: (41) 3336-1312

 

COEUR DOUCE
A casa é uma das preferidas dos curitibanos para saborear um autêntico café colonial, com mais de 20 itens entre bebidas, salgados, frios e doces. Para quem quer “pegar leve”, o cardápio traz panquecas, sanduíches, wafles, tortas e sorvetes.
• Cozinha: Casa de Chá
• Bom para ir: com a família, com os amigos
• Endereço: Av. Senador Souza Naves (esquina com R. Atílio Bório)
• Tel: (41) 3262-5611

 

FAMIGLIA FADANELLI
A ampla casa com fachada de tijolinhos tem ambiente requintado, mas o clima de cantina continua através dos queijos, salames e fitas coloridas espalhadas pelos salões.

• Cozinha: Italiana
• Bom para ir: com a família, a dois, com os amigos
• Endereço: Av. Manoel Ribas, 5.667
• Tel: (41) 3372-1616

 

MADERO
O ambiente rústico e descolado tem paredes de pedras e tijolinhos, mesas feitas com grandes toras de madeira e iluminação indireta.
• Cozinha: Cozinha Rápida
• Bom para ir: com os amigos
• Endereço: R. Jaime Reis, 262
• Tel: (41) 3013-2300

 

MERCADOTECA
Inspirada nos principais mercados do mundo – como os de San Miguel (Madri), e na Ribeira (Lisboa), a Mercadoteca foi naugurada em outubro de 2015. O objetivo é valorizar a produção local e abrir espaço a novas experiências gastronômicas. Por lá estão lojas de frutos do mar, carnes nobres, cervejas especiais, sorvetes artesanais, vinhos.
• Cozinha: Variada
• Bom para ir: com a família, com os amigos
• Endereço: Rua Paulo Gorski 1.309
• Site: www.mercadoteca.com.br

 

POCO TAPAS
As invenções do chef Fábio Mattos atrai uma clientela curiosa. Além dos pratos à la carte, há degustação com dez tapas salgadas e cinco doces, que podem ser adaptadas a dietas vegetarianas ou com restrição a glúten e lactose.
• Cozinha: Contemporânea
• Bom para ir: com a família, a dois, com os amigos
• Endereço: Av. Vicente Machado, 2786
• Tel: (41) 9682-8758

 

QUERMESSE
O bar, que serve petiscos e pratos típico, é ótima pedida para o almoço de domingo.
• Cozinha: Bares
• Bom para ir: com a família, a dois, com os amigos
• Endereço: R. Carlos Pioli, 513 – Bom Retiro
• Tel: (41) 3026-6676

 

HARD ROCK CAFÉ CURITIBA
Rede de restaurantes com tema rock’n’roll e ambiente vibrante que serve hambúrgueres e clássicos americanos

• Cozinha: lanches
• Bom para ir : com famílias e amigos
• Endereço: R. Buenos Aires, 50 – Batel, Curitiba – PR, 80250-070
• Telefone: (41) 3044-0144

 

CHURRASCARIA BATEL GRILL

Churrascaria ampla em casa moderna de ambiente familiar tem adega e pratos diversos em buffet quente e frio.
• Cozinha: churrasco
• Bom para ir : com famílias e amigos
• Endereço: Av. N. Sra. Aparecida, 78 – Seminário, Curitiba – PR, 80440-000
• Telefone: (41) 3342-8101

Hóteis

Já sabe onde vai ficar hospedado?

Clique aqui para conferir nossos Parceiros Comerciais com varias opções de hotéis para conhecer. Há opções para todos os gostos e bolsos…

 

 

Para melhor comodidade consulte a agencia de viagens oficial do MGT – O Encontro.

Informações úteis

Destacamos aqui algumas informações essenciais sobre a cidade de Curitiba.

 

DDD – 041
INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Disque Turismo
tel: 156 – Ligações de Curitiba
tel: +55 (41) 3350-6456 – Região Metropolitana e demais localidades atendimento 24 horas

 

POSTOS DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
Casa dos contos – Av. Manoel Ribas, 5438 – Santa Felicidade. Tel> 3016-4705

 

AEROPORTO
Av. Rocha Pombo s/n – São José dos Pinhais. (18km de Curitiba) Tel: 3381-1153

 

CORITIBA FOOTBALL CLUB
R. Mauá – Alto da Glória. Tel: 3218-1993

 

INSTITUTO DE TURISMO
R. da Glória, 362 – Centro Cívico. Tel: 3250-7728

 

MERCADO MUNICIPAL
R. Sete de Setembro, 1865 – Centro. Tel: 3262-5724

 

RODOFERROVIÁRIA (ônibus estadual e interestadual)
Av. Presidente Affonso Camargo, 330 – Jardim Botânico. Tel: 3320-3121

 

RUA 24 HORAS (Centro) – Tel: 3225-4336

TORRE PANORÂMICA
R. Professor Lycio de Castro Vellozzo, 191 – Mercês.
Tel:3339-7613

 

TÁXI
Rádio Táxi Curitiba – 0800-701-7676 / 3376-7676
Rádio Táxi Paraná – 0800-41-4747 / 0800-603-7575
Teletáxi: 0800-41-4414 / 3224-2424
Capital: 0800-600-6666 / 3022-2222